Auxilio emergencial japonês de 900 dólares começa a ser pago em abril deste ano

O governo do Japão divulgou notícias recentes no mês de abril deste ano informando que irá pagar US$ 900 para os cidadãos do país que sofrem com perdas econômicas devido à pandemia de coronavírus. O país foi um dos que mais se manteve restrito com medidas de quarentena assim que os primeiros casos confirmados da doença atingiram a população japonesa. O valor do auxílio emergencial japonês foi divulgado na noite do dia 16 de abril deste ano.

De acordo com Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, a decisão foi tomada após reunião com os partidos de coalizão no Japão. O valor emergencial definido pelo governo japonês é de 100.000 ienes, o equivalente a 929 dólares, 854 euros e a 4.858,67 reais. Abe não especificou se o valor disponibilizado para os cidadãos serão para todos que vivem no país, independente da idade ou da renda de cada um, ou se existiram mais parcelas além desta que está sendo oferecida agora.

Assim como em muitos países, o Japão também passou por abalos em sua economia, sendo o setor de turismo um dos mais afetados, seguido por varejo e transporte. O estado de alerta à saúde no país está acionado desde o início dos primeiros casos, e as restrições à imigração que já eram rígidas, passou a serem ainda mais restritas a todos.

Essa medida fez com que muitas empresas encerrassem suas atividades no país. A indústria automotiva parou a produção de veículos no Japão em decorrência da queda vertiginosa da demanda dos consumidores. A queda na demanda de veículos é global, e tem afetado diretamente a indústria automotiva durante a pandemia. A medida tomada para ajudar os cidadãos do Japão é excepcional e já havia sido aprovada no início de abril deste ano pelo governo de Tóquio e de outras cidades no país.

No dia 17 de abril, o número de casos confirmados de coronavírus no Japão atingiu a casa dos 10 mil infectados e 203 mortes, segundo informações oficiais divulgadas no mesmo dia pelo governo japonês. Grande parte das vítimas fatais da covid-19 no país é de Tóquio, que teve 56 mortes confirmadas pela doença e mais de 2.500 infectados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *