Empresas sociais em todo o mundo

Com o objetivo de gerar renda, se não riqueza, as empresas sociais apresentam soluções inovadoras e amigáveis ​​às pessoas para trazer uma mudança positiva na sociedade. O que os diferencia do mundo corporativo é seu objetivo básico; eles trabalham para as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e oferecem um ambiente de trabalho flexível para as pessoas. Embora as notícias de empreendedorismo social esteja presente desde a década de 1960 e seja promovido por muitos indivíduos, o estabelecimento do The Grameen Bank em Bangladesh foi a primeira instância em que o conceito foi amplamente utilizado. Sob a liderança de Muhammad Yunus, tentou abordar a questão das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e gradualmente evoluiu como uma identidade forte.

A Fundação Skoll – América do Norte

Fundada por Jeff Skoll, o primeiro presidente do ebay, a Fundação Skoll apoia os empreendimentos sociais e destaca seu trabalho ao estabelecer suas parcerias com o Sundance Institute e NewsHour com Jim Lehrer. A NIKA Water Company é outra empresa social na América. A empresa vende água engarrafada no país e traz água limpa para o mundo em desenvolvimento com seus lucros. Ele usa seu lucro de 100% na atividade.

Banco Grameen – Bangladesh

A empresa social não é um conceito novo, mas começou a se popularizar apenas na década de 1960. Pode haver regras e regulamentos diferentes para empresas sociais em todo o mundo, mas seu conceito básico permanece o mesmo. Seu objetivo final é servir as pessoas da sociedade que estão na base da pirâmide. Em Bangladesh, Muhammad Yunus incorporou o Banco Grameen, uma organização de microfinanças que faz pequenos empréstimos a pessoas que vivem em áreas rurais sem exigir garantias. O banco não acredita em caridade, mas em oferecer ajuda às pessoas como uma iniciativa para romper o ciclo da pobreza.

Ecoando Verde – EUA

Com sede em Nova York, a Echoing Green é uma organização sem fins lucrativos que atua no setor de investimento social. Nos últimos vinte anos, vem trabalhando nesse campo incentivando e ajudando jovens empreendedores a lançar novas organizações.

Rang De – Índia

Rang De é uma organização on-line sem fins lucrativos na Índia que empresta pequenos empréstimos a indivíduos que planejam iniciar um negócio novo ou crescer. É uma tentativa bem-sucedida de reunir as duas partes da Índia, uma das quais está progredindo com sucesso, enquanto uma é deixada de fora devido à falta de recursos. Fundada no ano de 2006 por Ramakrishna NK e Smita Ram, Rang De, hoje é uma das principais plataformas online do país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *