Paraná inicia plantio de soja com expectativa de chuvas nos próximos meses

O Deral (Departamento de Economia Rural) revelou no dia 14 de setembro de 2018 que o Paraná já começou o plantio de soja referente a safra 2018/19. De acordo com o departamento, esse é o plantio mais precoce registrado nos últimos 5 anos para o segundo maior produtor de oleaginosa do país.

O departamento ainda informou que as chuvas registradas no início do mês contribuíram para que o plantio ocorresse tão precocemente. Além disso, as estimativas são de que as chuvas continuem nos próximos meses, o que proporciona ótimas condições para a germinação da soja, além de umidade favorável para o plantio.

Esse início precoce da plantação de soja no Paraná reflete de forma positiva em outros setores de plantios do estado. A produção de milho obtida na segunda safra, por exemplo, tem registrado números cada vez maiores no Paraná. Com um início mais precoce do plantio de soja, o estado conseguirá antecipar o plantio de milho.

O economista Marcelo Garrido do Deral disse sobre o caso: “No ano passado, a chuva demorou a chegar e isso gerou um atraso no plantio e colheita da soja. Esse impacto ainda foi sentido no plantio mais tardio da safrinha de milho”.

O economista do Deral ainda destacou que o plantio precoce da safrinha de milho garante uma melhor perspectiva de resultado da produção, considerando que o período é mais favorável para as chuvas. Se há uma demora maior em plantar a segunda safra de milho, a produção fica mais sujeita a geadas e à falta de chuva. Embora o Paraná tenha registrado bons resultados na safra de milho, a última produção ainda teve um grande percentual de perda por causa da falta de chuva gerada pelo plantio tardio.

Em outras notícias, o Deral estimou a produção de soja da safra 2018/19 para 19,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3% em relação a safra 2017/18. Essa nova projeção está atrás apenas do registro recorde que ocorreu na safra 2016/17, onde o setor produziu 19,9 milhões de toneladas de soja. Já em relação ao plantio do grão, o Deral estima que o Paraná alcance 5,45 milhões de hectares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *