Como iniciar o ano sem nenhuma dívida? Planejamento é a palavra chave!

Ano novo, vida nova… Ou será que não? Embora o ano novo seja uma das datas preferidas do brasileiro, já que ele festeja e renova as esperanças para o novo ano, ele também pode ser motivo de dor de cabeça já que as contas começam a chegar.

Após toda a festança, IPVA, IPTU, matrícula escolar, material escolar, além de outras inúmeras dívidas que surgem em janeiro, para evitar que tudo se acumule e você se individe, planeje-se com antecedência.

Para que o planejamento seja feito de umacordo maneira efetiva e verdadeira, leve em conta todos os seus gastos, desde os costumeiros, as contas extras do começo do ano, até aqueles gastos considerados banais, como os do cafezinho, do barzinho, cinema, ou qualquer outra atividade do gênero.

Caso você não tenha o hábito de anotar todos os seus gastos (desde os mínimos, como citado anteriormente) pegue a sua fatura do cartão de crédito, que já será possível ter uma visão melhor de todos os seus gastos e assim saber como administra-los.

Depois análise qual dívida você pode quitar ou das mais altas qual você pode começar a pagar primeiro, assim é mais fácil eleição quais têm prioridade em ser pagas e quais podem ser postergadas por mais um tempo.

Ainda é benéfico que você veja caso por caso, divida por dívida, qual pode ser parcelada ou paga a vista. Lembrando que pagar a vista é excelente, já que algumas contas dão desconto quando pagas desta maneira. Negociar a mensalidade e a matricula, rever ou negociar o preço dos seguros também podeme ser ações viáveis para economizar um pouco e planejar se de todas as contas, assim, não tomando nenhum susto no início do ano.

Na hora de comorar material escolar e livros pesquise muito também, já que os preços podem ser muito diferentes de estabelecimento para estabelecimento.

Para não acumular ainda mais dívidas, compre no natal a vista ou com cartão de débito, caso não tenha dinheiro, evite comprar. Se você estiver sem dívidas, utilize parte do décimo terceiro para quitar as dívidas do começo do ano, iniciando o ano com tudo quitado.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *